A alergia e a imunologia são áreas que andam lado a lado. Talvez por isso, muitos pensam que o alergista e o imunologista possuem a mesma função. Mas, na verdade, essas especialidades têm suas diferenças — e é exatamente sobre isso que a Clinmedi fala neste texto.

Abaixo, você poderá ler um pouco mais a respeito de alergias e da atuação de alergistas e imunologistas. Continue a leitura e entenda!

 

Alergista

O alergista é o especialista que visa o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas. As doenças alérgicas são muito comuns na infância e podem perpetuar-se ao longo dos anos, podendo surgir também na vida adulta.

Estudos demonstram que a prevalência e a gravidade da asma e outras doenças alérgicas, tais como a rinite e a dermatite atópica estão aumentando.

No inverno ocorrem mais exacerbações de asma, rinite e dermatite atópica.

 

Exemplos de sintomas de alergia

Há toda uma lista de sintomas de alergias, incluindo:

  • Sintomas nasais, como coriza, espirros, congestão nasal e coceira no nariz;
  • Sintomas pulmonares, como chiado no peito;
  • Sintomas cutâneos, como lesões urticariformes ou eczemas (dermatites)
  • Dentre outros sintomas.
alergia e imunologia

Algumas causas de alergias

Os aeroalérgenos como os ácaros, fungos, pólens e epitélios de cães e gatos são reconhecidamente desencadeantes das doenças alérgicas — principalmente naqueles com predisposição genética —, assim como os poluentes e em especial a fumaça do cigarro, que estão relacionados ao maior risco de desenvolver asma e com maior gravidade.

Alimentos, medicamentos e insetos também são causas de alergia nos indivíduos sensibilizados, podendo apresentar sintomas cutâneos (urticária e angioedema), sintomas respiratórios (crise de rinite e asma), e até anafilaxia, que é uma reação alérgica aguda grave.

Existem alguns testes para diagnosticar alergias, sendo que, na Clinmedi, realizamos os seguintes:

  • Teste de Puntura inalantes e alimentos, que auxilia no diagnóstico de doenças como asma, rinite, alergias alimentares, urticária e angioedema;
  • Teste de Contato, que auxilia no diagnóstico das dermatites de contato alérgicas;
  • Teste de Provocação com medicamentos.

 

Imunologista

O imunologista, por sua vez, é o especialista capacitado para diagnóstico e tratamento das Imunodeficiências Primárias (também chamadas Erros Inatos da Imunidade).

As imunodeficiências primárias são doenças genéticas por falha no desenvolvimento e nas funções do sistema imunológico. O sistema imunológico tem como uma das principais funções a defesa do organismo contra processos infecciosos. Podem afetar todos os órgãos do nosso corpo, sendo as infecções crônicas, de repetição e, em alguns casos, fatais.

Apresenta também mais suscetibilidade a doenças autoimunes, alérgicas e neoplásicas. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido.

E você, já sabia dessas diferenças? O que achou do texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Clinmedi no Instagram e fique por dentro!

× Agende uma Consulta