Alergias são reações  do sistema imunológico quando o corpo é exposto aos alérgenos. Se você não sofre com nenhum tipo de alergia, provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que tenha este problema. Afinal de contas, estima-se que 1 em cada 3 pessoas tenha alguma alergia.

O que você talvez não saiba, porém, é que a alergia tem cura — ou pelo menos alguns tipos têm. E é exatamente este assunto que a Clinmedi trata no texto de hoje. Vamos mostrar quais são as alergias que podem ser curadas, assim como as que não têm solução. Continue lendo e entenda!

 

Alguma alergia tem cura?

Certos tipos de alergia têm cura! Porém, a maioria delas pode apenas ser controlada. 

As principais alergias são as respiratórias (asma e rinite) e dermatológicas (dermatite de contato, dermatite atópica, urticária, angioedema, estrófulo – alergia a picada de insetos).

No caso das alergias respiratórias, o controle ambiental é essencial (eliminar contato com a substância desencadeadora — ácaros, fungos, epitélio de animais domésticos, pólen). Existe também a possibilidade de imunoterapia alérgeno específica. 

Na dermatite de contato, o alergista necessita realizar o Teste de Contato no paciente para identificar a substância desencadeante, e assim o paciente saber qual substância deverá evitar o contato. 

Um bom exemplo de cura é a alergia a alguns alimentos. 

Na infância, os alimentos mais responsabilizados pelas alergias alimentares são leite de vaca, ovo, trigo e soja, que, em geral, são transitórias. Menos de 10% dos casos persistem até a vida adulta. 

Alergia a amendoim, castanhas e frutos do mar, passíveis de iniciar em qualquer idade, são tipicamente persistentes por toda a vida do indivíduo.

Dermatite atópica – Caracteriza-se por um processo inflamatório da pele com períodos alternados de melhora e piora. Mas alguns pacientes mantêm a doença crônica contínua. Associada geralmente à asma e rinite. É mais comum na infância e cerca de 60% dos casos ocorrem no primeiro ano de vida. Em 70% dos casos há melhora gradual até o final da infância.

Recomenda-se consultar um alergista para realizar um tratamento personalizado de acordo com sua alergia. 

 

E você, já sabia que alguns tipos de alergia têm cura? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, é só seguir a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta