Alguns problemas relativamente comuns podem precisar de intervenção cirúrgica para que sejam devidamente tratados. Nesses casos, a atuação do cirurgião geral é essencial, visto que ele é o profissional responsável por diversas cirurgias, assim como todos os cuidados pré e pós-operatórios.

Mas você já se perguntou qual é, exatamente, a atuação do cirurgião geral? Sabe quais são as principais cirurgias realizadas por estes médicos? Na sequência deste texto, a Clinmedi detalha os principais procedimentos realizados por esses profissionais aqui na nossa clínica.

Por fim, ainda apresentamos a nossa equipe de cirurgiões altamente qualificados. Continue a leitura e entenda melhor a atuação do cirurgião geral!

 

Qual é a atuação do cirurgião geral?

Como o próprio nome sugere, a cirurgia geral é a especialidade que lida com tratamentos cirúrgicos para problemas diversos. Basicamente, fazem parte da cirurgia geral as cirurgias da parede abdominal e seus órgãos internos e a cirurgia do trauma. 

Existem dois tipos de cirurgias que costumam ser feitas aqui: as cirurgias convencionais, com cortes mais profundos, ou videolaparoscópicas, em que apenas pequenas incisões são feitas e equipamentos com microcâmeras embutidas permitem que o cirurgião veja toda a região interna que será operada.

Aqui na Clinmedi, as principais cirurgias que fazem parte da atuação do cirurgião geral são:

  • Cirurgia de obesidade: intervenção cirúrgica recomendada para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m²;

 

  • Pedra na vesícula: cirurgia minimamente invasiva, por videolaparoscopia, onde o cirurgião realiza pequenas incisões no abdome, sendo uma cirurgia mais rápida;

 

  • Hérnia de hiato – doença do refluxo gastroesofágico: a hérnia de hiato é uma das causas da doença do refluxo gastroesofágico, e para resolvê-la uma cirurgia videolaparoscópica pode ser feita;

 

  • Hérnias da parede abdominal: o tratamento das hérnias é sempre cirúrgico, onde se fecha o defeito da parede abdominal com uso de suturas e/ou colocação de tela sintética.

 

Além dessas, nós também realizamos inúmeras cirurgias ambulatoriais, isto é, procedimentos de menor porte, realizados na própria clínica, sob anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar. São elas retirada de sinais e cistos, retirada de tumores de pele, cirurgias para tratamento da unha encravada e drenagens.

Por fim, é importante citar também que a atuação do cirurgião geral não se limita a isso. Como citamos na introdução, todos os cuidados pré e pós-operatórios que devem ser tomados pelos pacientes vêm da orientação médica. Consultas, tanto antes quanto depois da cirurgia, são feitas para garantir que o resultado seja o melhor possível.

Nós temos uma equipe de cirurgiões aqui na Clinmedi!

Todos esses procedimentos, que são fundamentais para garantir a saúde dos pacientes, podem ser realizados aqui na nossa clínica. Nós contamos com uma equipe de cirurgiões altamente qualificados — prontos para realizar cirurgias convencionais e videolaparoscópicas e transmitir todas as orientações necessárias.

Se você precisa realizar alguma das cirurgias que mostramos acima, não hesite em entrar em contato conosco! Nós podemos ajudar a solucionar seu problema e contribuir para sua saúde.

E aí, já sabia como funciona a atuação do cirurgião geral? Curtiu saber mais sobre o assunto? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo médico, siga a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta