Enquanto a gastroenterologia é uma especialidade médica muito conhecida pelo público geral, a hepatologia já não é tanto assim. Entre os poucos que a conhecem, uma boa parte acredita que ela seja uma espécie de subdivisão da gastroenterologia. Contudo, o hepatologista é um profissional diferente, e a hepatologia tem crescido nos últimos anos.

Foi pensando nisso, e na necessidade de diferenciar esses dois médicos, assim como as particularidades de suas atuações, que nós preparamos este texto. Além disso, a equipe da Clinmedi conta com profissionais dessas duas áreas; sendo uma verdadeira autoridade no assunto e podendo auxiliar pacientes com dúvidas de quem procurar.

Na sequência deste texto, nós relembramos quem é o gastroenterologista, o que ele faz, e ainda apresentamos o hepatologista e as especificidades da área. Para entender ainda mais, continue a leitura abaixo!

 

Gastroenterologista: o que é e o que faz?

Como nós já falamos a respeito da gastroenterologia algumas vezes aqui em nosso blog, é muito provável que você já saiba bem do que se trata a especialidade. Ela lida com o sistema digestivo, que inclui boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. Todos esses órgãos fazem com que a especialidade seja uma das mais amplas da medicina.

Na maioria dos casos, a atuação de um gastroenterologista é clínica, com a realização de exames que detectam toda uma lista de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Entre esses exames, alguns dos principais (e que são feitos aqui na Clinmedi) são:

  • Endoscopia digestiva alta;
  • Colonoscopia;
  • Manometria esofágica de alta resolução;
  • pHmetria esofágica;
  • Impedâncio pHmetria esofágica;
  • Teste respiratório de intolerância a lactose;
  • Teste respiratório para supercrescimento bacteriano do intestino delgado;
  • CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).

Entre esses, é importante destacar dois exames específicos, tamanha a importância de realizá-los.

Um deles é a endoscopia digestiva alta, que pode identificar problemas como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos, hérnia de hiato e até mesmo estágios iniciais do câncer de estômago.

E o outro é a colonoscopia, um exame fundamental na prevenção e no tratamento precoce do câncer de intestino.

gastroenterologista

Hepatologista: o que é e o que faz?

Por mais que as informações acima tenham bastante importância, você já conhecia pelo menos algumas delas, certo? Talvez o que você ainda não saiba seja qual é a atuação de um hepatologista. Estes médicos são os responsáveis pelo fígado, desde a prevenção até o tratamento de doenças.

Como já citamos, por muito tempo ela foi uma subdivisão da gastroenterologia, não sendo encarada como uma especialidade por si só. Isso mudou com o tempo pois o fígado é um órgão muito importante e complexo, exigindo que haja mais foco dedicado somente a ele.

Afinal, ele é considerado uma “conexão” entre o sistema digestivo e o sangue, além de funcionar como uma glândula exócrina e endócrina.

Algumas das doenças relacionadas ao fígado e que devem ser tratadas e prevenidas por um hepatologista são a esteatose, a cirrose e suas complicações, as hepatites, as alterações nos exames bioquímicos, os nódulos hepáticos e também questões relacionadas ao transplante de fígado.

Além da gastroenterologia, a hepatologia também é uma especialidade presente aqui na Clinmedi. Se você precisa de cuidados especiais relacionados ao seu fígado, saiba que pode contar conosco. Para marcar uma consulta, é só entrar em contato!

× Agende uma Consulta