A hérnia é um problema que pode afetar qualquer pessoa, seja criança ou adulto. Se você não sabe exatamente o que ela é, pelo menos já ouviu falar. Existem tipos diferentes de hérnia, mas a mais comum é a que chamamos de hérnia inguinal, aquela que ocorre na região da virilha.

Neste texto, a Clinmedi fala um pouco mais sobre ela, que é um dos problemas comuns tratados por nossos médicos.

Vamos explicar o que é a hérnia inguinal, mostrar seus sintomas e tratamento e, por fim, ainda falar brevemente a respeito dos outros tipos de hérnia. Para saber mais, continue a leitura e confira!

 

O que é a hérnia inguinal

Em uma definição geral, a hérnia é um problema que ocorre quando uma porção de um órgão interno se desloca do seu local, ficando saliente por baixo da pele. Normalmente, a aparência é como a de um caroço. Como citamos na introdução, existem diferentes tipos de hérnia, podendo ocorrer em locais como abdômen, umbigo e virilha.

A hérnia inguinal, por sua vez, é a que aparece na virilha — e é o tipo mais comum. Quando um dos músculos abdominais sofre uma abertura, é possível que uma parte do intestino ou de outro órgão da região saia por ela, causando esse caroço.

É muito comum o paciente apresentar sintomas relacionados às hérnias, principalmente dor no local onde elas aparecem. Em outros casos, mesmo sem sintomas, o paciente identifica uma saliência, que geralmente aumenta após o esforço físico.

Pode ocorrer em qualquer adulto, tanto homens quanto mulheres. No entanto, no caso específico dos homens, a hérnia inguinal pode afetar também o escroto, causando dor sempre que o paciente for andar.

 

Sintomas e tratamento

Além da dor e da saliência, os principais sintomas da hérnia inguinal incluem ainda inchaço ao redor do local e dores na região somente ao evacuar ou tossir. Estes sintomas são fundamentais para identificar a existência do problema, mas há outras formas de diagnóstico, como palpação local e ultrassonografia.

Há diferentes opções de tratamento, mas a melhor é, sem dúvidas, a cirurgia. Afinal, como se trata de um defeito anatômico, há a necessidade de tratamento cirúrgico. Durante o procedimento, a parte do órgão que estiver para fora é colocada de volta no lugar, e o cirurgião pode, caso haja necessidade, colocar uma tela de proteção para evitar que a hérnia volte.

cirurgia de hérnia

Um ponto que deve ser citado é o momento ideal para a realização da cirurgia. Para evitar complicações diversas, o procedimento deve ser realizado o quanto antes, de preferência assim que a hérnia for identificada.

A cirurgia de hérnia inguinal é um dos procedimentos realizados por nossos cirurgiões aqui na Clinmedi. Se você sabe que está com este problema ou suspeita que esteja, não deixe de entrar em contato para marcar uma consulta e evitar que ele se transforme em algo maior e pior.

 

Bônus: quais são os outros tipos de hérnia?

Como nós já citamos mais de uma vez ao longo deste texto, a hérnia inguinal não é a única que existe. Para que você entenda um pouco melhor o problema, os outros tipos de hérnia são:

  • Hérnia umbilical;
  • Hérnia femoral;
  • Hérnia incisional;
  • Hérnia epigástrica.

 

E você, já sabia dessas informações a respeito das hérnias? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, acompanhe a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta