Por mais que a atuação dos gastroenterologistas compreenda todos os órgãos do sistema digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado, a maioria das queixas que estes médicos ouvem em seus consultórios está relacionada a doenças intestinais. Pensando nisso, a Clinmedi resolveu falar um pouco mais sobre elas.

Como elas não são tão conhecidas, é possível que você nunca tenha ouvido falar em pelo menos alguma das principais doenças intestinais. Porém, é importante que tenha este conhecimento, pois, assim, você será capaz de identificar que há algo errado caso venha a ter algum sintoma — e, consequentemente, buscar um médico o quanto antes.

Na sequência, nós falamos um pouco mais sobre 3 destas doenças: a síndrome do intestino irritável, a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn. Além de explicar o que são, também listamos os sintomas e explicamos o que deve ser feito.

Boa leitura!

 

Conheça as principais doenças intestinais

 

Síndrome do intestino irritável

Trata-se de um transtorno funcional crônico do tubo digestivo, provocando sintomas como dores abdominais do tipo cólica, distensão abdominal e alteração na frequência de evacuações, podendo ocasionar diarreia ou constipação intestinal. A causa precisa da síndrome não é conhecida, mas os anos de estudos mostraram que ela está relacionada ao estresse e à alimentação industrializada.

Mesmo com os sintomas, a síndrome do intestino irritável não causa nenhum tipo de lesão no tecido intestinal, o que também faz com que não tenha nenhuma relação com o desenvolvimento de tumores.

A SII não tem cura, e seu tratamento é baseado no controle dos sintomas para que a qualidade de vida do paciente não seja prejudicada. O controle do estresse e mudanças nos hábitos alimentares são soluções que costumam ser empregadas para reduzir os sinais.

síndrome do intestino irritável

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa, por sua vez, é uma doença inflamatória, que, ao contrário da síndrome do intestino irritável, provoca lesões. Ela acomete o cólon e o reto, sendo caracterizada pela inflamação da camada superficial, isto é, a mucosa. Os sintomas mais comuns incluem diarreia crônica com sangue e anemia.

Assim como outras doenças intestinais, a causa da retocolite ulcerativa ainda é incerta. Teorias afirmam que uma desordem no sistema imunológico, que acaba atacando as células do trato digestivo, pode ser uma das causas. Além disso, sabe-se que fatores como dieta e estresse podem agravar o quadro.

O tratamento é clínico, com alguns remédios específicos para controlar a inflamação sendo recomendados. Se os sintomas persistirem, há a possibilidade de uso de medicamentos biológicos também. Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser considerada.

 

Doença de Crohn

Por fim, a última das principais doenças intestinais do nosso texto é a Doença de Crohn. Assim como as anteriores, sua causa também não é certa. Sabe-se, porém, que ela também é uma doença inflamatória, podendo atingir qualquer lugar da boca até o ânus, com frequência maior na porção distal do intestino delgado (íleo terminal).

Seus sintomas mais comuns incluem estomatite, diarreias frequentes (com ou sem muco nas fezes), dores abdominais do tipo cólica, emagrecimento e febre.

Da mesma forma que a retocolite ulcerativa — que também é uma doença inflamatória —, tem um tratamento inicial feito com remédios e, nos casos mais graves, pode exigir cirurgia para tratar complicações.

Se você já identificou algum dos conjuntos de sintomas que trouxemos neste texto, talvez seja a hora de se consultar com um gastroenterologista. Aqui na Clinmedi, nós atuamos com toda uma equipe de médicos especialistas do sistema digestivo. Para saber mais, é só entrar em contato!

Por fim, caso tenha gostado deste texto e queira continuar se informando, não deixe de seguir a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta