Estima-se que, hoje, cerca de 40% da população tenha algum tipo de alergia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os diversos tipos de alergia que existem, a mais comum é a alergia respiratória — e foi pensando nisso que nós elaboramos um texto inteiramente dedicado aos principais tratamentos para alergias respiratórias.

Antes de falar a respeito dos tratamentos, no entanto, é preciso deixar algo claro: a alergia respiratória é um problema que pode causar crises muito sérias quando o paciente entra em contato com o alérgeno. Quando a primeira suspeita de alergia surgir, é fundamental que se procure um médico alergista. Somente ele será capaz de identificar os alérgenos e indicar o tratamento ideal.

Os dois primeiros exemplos que trouxemos não são tratamentos medicamentosos para alergias respiratórias propriamente ditos, mas sim medidas preventivas que devem ser tomadas por qualquer um que sofra com alergia. Contudo, eles não deixam de ser uma espécie de tratamento, já que ajudam a cuidar do problema.

O último exemplo, por sua vez, é considerado o único tratamento que traz algum resultado, também de acordo com a OMS. 

Para conhecer os principais tratamentos para alergias respiratórias, continue lendo abaixo e confira!

 

Principais tratamentos para alergias respiratórias

 

Evitar a exposição aos alérgenos

Ainda que o assunto aqui não seja um tratamento de fato, evitar a exposição aos alérgenos é o primeiro passo para cuidar das alergias respiratórias. Em diversos casos, os causadores da alergia são fungos, ácaros, pelos e/ou pólen.

alergia a pelo

Independente de qual(is) seja(m), o ideal é que esses agentes sejam evitados sempre que possível. Assim, as tão incômodas crises aparecem com uma frequência muito menor.

 

Controle das crises

Entretanto, nós sabemos que nem sempre é possível evitar os alérgenos. Se seu problema forem os ácaros, pegar roupas guardadas pode causar uma crise. Se for o pólen, somente caminhar na rua já pode provocar sintomas. Se forem os pelos, uma visita à casa de amigos ou parentes que tenham algum pet pode causar mal.

Independente de qual seja o alérgeno, há casos em que não é possível evitá-lo. Nesse tipo de momento, é preciso contar com os medicamentos para aliviar os sintomas. Mais uma vez, a consulta com um alergista se torna fundamental, pois é ele que irá indicar o remédio ideal para o seu caso.

 

Imunoterapia

Por fim, temos aquele que é considerado pela Organização Mundial da Saúde como o único tratamento que altera o curso natural das doenças alérgicas. A imunoterapia é realizada por um médico alergista e consiste em administrar doses crescentes do alérgeno ao paciente, de forma que o corpo se acostume e a sensibilidade ao alérgeno seja reduzida.

Ela existe em duas formas:

  • Subcutânea, em que o alérgeno é injetado no braço, entre o cotovelo e o ombro;
  • E sublingual, em que gotas ou spray de uma solução contendo o alérgeno são depositadas debaixo da língua e mantidas até que sejam totalmente absorvidas.
imunoterapia

Independente do escolhido, estamos falando de um tratamento delicado — onde a presença e o acompanhamento de um alergista são indispensáveis.

E você, já tinha ouvido falar em tratamentos para alergia? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo mais conteúdo, não deixe de seguir a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta