Você sabe do que trata a hepatologia? Essa é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado na prevenção, diagnóstico e tratamento condições que podem afetá-lo.
Neste texto você vai saber mais sobre esta especialidade e descobrir como o hepatologista, ou seja, o médico especializado em hepatologia, pode ajudar você a ter mais saúde e bem-estar. Continue a leitura!
Hepatologia se refere ao estudo do fígado.
O significado de “hepatologia” é literalmente “estudo do fígado”, já que a palavra grega para o órgão é “hepatos”.
O fígado é um dos órgãos mais multifuncionais que existem no corpo humano. Por ele passam um litro e duzentos a um litro e meio de sangue por minuto.
Ele é constituído por milhões de células (chamadas de hepatócitos) como se fossem milhões de tijolinhos agrupados. Cada célula representa uma micro-indústria e desempenha uma função específica, essencial para o equilíbrio do organismo.
Ele possui funções que vão desde secretar substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo, metabolismo de lipídeos e proteínas, produção de hormônios, vitaminas, desintoxicação de substâncias (álcool, drogas e medicamentos), produção de fatores de coagulação sanguínea, filtrar microorganismos entre outros. Além disso, o fígado também atua na destruição das células do corpo que já não estão funcionando corretamente.
Devido a tantas funções, tornou-se necessário criar uma especialidade médica focada somente em tratar o fígado. O médico hepatologista é o profissional responsável para tal. Ele trabalha na prevenção, diagnóstico, acompanhamento e cura dos pacientes que possuem doenças que afetam esse órgão como:
Hepatite alcoólica
Hepatite viral
Hepatite auto imune
Hepatite medicamentosa
Esteatose
Cirrose
Nódulos
Doenças biliares
Distúrbios relacionados a Icterícia
Defeitos enzimáticos que causam o aumento do fígado em crianças, também conhecidos como doenças do armazenamento do fígado
Esquistossomose
Transplante
Câncer
De forma geral, qualquer doença que acometa o fígado é chamada de hepatopatia.
Quando procurar um hepatologista?
Realizar consultas de rotina com um hepatologista é fundamental para prevenir doenças e até mesmo o câncer hepático. Boa parte das hepatopatias são silenciosas e o paciente quase não apresenta sintoma algum. Nestas consultas o profissional realizará consulta, exame físico e poderá solicitar exames para descobrir alguma possível doença e, assim, indicar o tratamento adequado.
Além das consultas periódicas, busque um hepatologista de forma imediata se estiver com algum dos sintomas abaixo:
Olhos e pele amarelados (icterícia);
Fraqueza;
Inchaço no abdômen;
Vômitos com sangue;
Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
Fezes mais claras;
Sangramentos pelo nariz.
Confusão mental
O corpo médico da Clinmedi conta com profissionais especialistas em gastroenterologia e hepatologia. Com vasta experiência, nossa equipe é capaz de oferecer tratamento médico de excelência para pacientes de todas as idades.
Agende já a sua consulta conosco e realize exames de rotina para garantir sua saúde. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram para acompanhar os conteúdos sobre saúde e bem-estar que compartilhamos por lá!