O nascimento de um bebê empelicado é considerado um fenômeno raro na obstetrícia. Quando a bolsa amniótica rompe é chegado o momento do nascimento do bebê, inclusive quando o parto é realizado por meio de cesárea. Porém, existem casos em que a bolsa não é rompida após as contrações. Esse fenômeno é chamado de “parto empelicado” ou “bebê empelicado”.
A boa notícia é que esse fenômeno não traz nenhum risco, nem para a mãe, nem para o bebê. Após o nascimento, o médico apenas precisa fazer um pequeno corte na película para que ela estoure e o bebê seja retirado. Depois, a criança segue para os procedimentos habituais, como se fosse um “parto normal”.
Apesar de não ser comum, essa é uma cena interessante de ser presenciada, pois é possível acompanhar do lado de fora o que acontece no útero da mãe, já que é a bolsa amniótica que protege o bebê durante toda a gestação.
A média de nascimentos de bebês empelicados é de um a cada 80.000, por isso é considerado um fenômeno raro. Não é possível prever durante a gestação se o bebê nascerá empelicado ou não. Essa é uma condição que só é identificada no momento do parto.
Bebê empelicado: condições favoráveis a esse fenômeno
Conforme especialistas, o bebê empelicado costuma ocorrer com maior frequência em cesarianas, pois há a chance de a bolsa se romper quando o bebê é expelido pela vagina. Porém, esse fenômeno também pode ocorrer em partos normais, especialmente em casos de bebês prematuros, em que a criança é menor.
Outras condições favoráveis são os partos gemelares com bebês prematuros, partos gemelares com cada bebê dentro da sua bolsa e cesarianas de bebês muito prematuros com incisão vertical e ampla no corpo do útero.
Benefícios do bebê empelicado
Como já citado, esse fenômeno não traz nenhum risco para a mãe e para o bebê. Mas também há benefícios, pois esse tipo de parto pode ser uma forma de proteger o recém-nascido.
Caso a gestante tenha alguma doença infecciosa, por exemplo, se for um parto o bebê empelicado, a criança não entra em contato com o sangue da mãe, o que protege ela da contaminação. Além disso, a bolsa amniótica protege o bebê contra possíveis traumas na hora do parto.
Obstetrícia é na Clinmedi
A Clinmedi conta com um corpo clínico completo, com diferentes especialidades, como ginecologia, mastologia e obstetrícia. Nossos profissionais buscam de forma contínua aperfeiçoamento clínico, científico e técnico, para atender com máxima qualidade e profissionalismo o que o ser humano tem de mais importante na vida: a saúde.
O parto é um momento especial e único na vida de uma gestante, por isso deve ser realizado com máximo cuidado e respeito. Se você está buscando especialistas de confiança para a realização do seu parto, não deixe de conhecer nossa equipe.
Acesse nosso site e saiba mais. Siga-nos também no Instagram e acompanhe os conteúdos que compartilhamos por lá!
Minha mãe nasceu empelicada,ela irá completar 100 anos no próximo dia 29/06/2024. Totalmente lúcida,com uma memória de causar inveja a muitos! Nos conta histórias da vida dela com riquezas de detalhes, não esquece nada!! Muito interessante?!🙏🏽☺️
Que interessante! Desejamos uma vida muito feliz para ela.
Nasci de parto normal empelicada, após minha ter perdido três filhas que nasciam mortas por conta de sua pressão alta.
Pediu a São judas tadeu para sua quarta filha que sou eu nascer viva e con saúde.
Nasci no mesmo dia e mês 14.05, que a filha anterior tinha nascido eu sou de 1957 e a anterior era de 14.05 de 1956.
Exatamente um ano depois eu nasci, só que desta vez empelicada num parto normal que é raríssimo.
Vim protegida, acredito fielmente que foi um milagre.