O câncer é uma doença muito conhecida e temida por todos. E isso não é à toa: ele está no seleto grupo de doenças que mais matam no mundo — e é exatamente por este motivo que é de extrema importância conhecer um pouco mais sobre ele. Os tumores podem surgir em praticamente qualquer lugar do corpo e, por isso, existem diversos tipos de câncer. Hoje, a Clinmedi fala um pouco mais sobre o câncer de intestino.

Agora é o momento ideal para tratar desse assunto; afinal, estamos em meio ao Setembro Verde, um mês dedicado à conscientização a respeito da prevenção do câncer de intestino. Pensando nisso, na sequência deste texto nós falamos tudo que você precisa saber sobre ele: incluindo sintomas, detecção, tratamento e, o mais importante de tudo, deixando claro o tamanho da importância da prevenção.

Continue a leitura e confira!

 

Sintomas do câncer de intestino

Existem alguns sintomas que, entre outros problemas, podem indicar que o paciente está com um câncer de intestino. São eles:

  • Alteração de hábito intestinal;
  • Sangramento nas fezes;
  • Anemia;
  • Perda de peso aparente não explicada.

Como citamos, há a possibilidade de que os sintomas acima sejam causados por problemas que não o câncer; ainda assim, eles devem ser tratados. Caso você esteja sentindo um ou mais sintomas entre os citados, procure um gastroenterologista o quanto antes.

Detecção e tratamento

Apenas um exame é capaz de detectar a presença do câncer de intestino: a colonoscopia. Ainda que muitas pessoas tenham a imagem de que o exame é desconfortável, isso já é algo do passado; hoje, o paciente fica completamente sedado, não sentindo absolutamente nada e só acordando depois do término do processo.

A colonoscopia permite que o médico responsável veja, em tempo real, o intestino grosso e uma parte do intestino delgado, o que, por sua vez, possibilita a detecção de um eventual câncer.

Aqui, é importante frisar. Muitos tumores no intestino não nascem já sendo tumores; a maior parte deles nasce como pólipos, os quais, depois de um tempo, se desenvolvem e viram um câncer. Quando a detecção através da colonoscopia encontra um pólipo, ele já é removido durante o próprio exame, evitando muitos problemas futuros.

Fora isso, outras formas de tratar o câncer de intestino após ele efetivamente se formar são as cirurgias, a radioterapia e a quimioterapia. Felizmente, uma boa notícia é que o câncer de intestino costuma responder muito bem a tratamentos, especialmente quando detectado em estágios iniciais. Nesses casos, o índice de cura chega a até 95%.

Apesar de tudo, a prevenção é o melhor caminho!

O fato de que o câncer de intestino pode ser detectado antes mesmo de se transformar em câncer, aliado à altíssima chance de cura nos estágios iniciais, já mostra por si só o quanto é importante apostar em prevenção.

Na prática, isso quer dizer que o ideal não é esperar um ou mais sintomas aparecerem para procurar um médico e realizar uma colonoscopia. O exame deve ser feito como uma forma de prevenção, e existem algumas orientações sobre quem deve fazer.

Todos os pacientes que já tenham 50 anos, independente de sintomas ou histórico familiar, devem realizar um exame. Fora isso, pessoas com histórico familiar, sendo dois integrantes da família que já tiveram câncer de intestino, devem fazer seu primeiro exame com 45 anos ou menos.

Consulte-se com um gastroenterologista!

A Clinmedi conta com uma equipe altamente qualificada de gastroenterologistas, todos prontos para atendê-lo, tirar suas dúvidas e, se necessário, realizar exames.

Se você se encaixa em algum dos critérios, talvez seja a hora de ver um gastroenterologista e conferir se está tudo certo com seu intestino. A prevenção sempre é o melhor caminho em casos assim. A Clinmedi conta com gastroenterologistas e endoscopistas em seu corpo clínico, sempre preparados para atendê-lo. Entre em contato conosco hoje mesmo e faça a sua consulta!

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, siga-nos no Facebook e no Instagram!

× Agende uma Consulta