A cirurgia de hérnia abdominal é a única forma de tratar casos de hérnias na parede abdominal. Esse é um problema muito comum, que ocorre quando os tecidos do interior do abdome se exteriorizam por um ponto fraco da parede muscular abdominal, formando um abaulamento (caroço no local)
Se não forem tratadas, as hérnias abdominais podem evoluir com complicações o mo o estrangulamento e necessitar de uma cirurgia de urgência. Portanto, realizar a cirurgia é muito importante para a saúde e qualidade de vida do portador.
As hérnias da parede abdominal podem estar presentes em qualquer localização, sendo que as mais frequentes costumam surgir na virilha (região inguinal) e no umbigo.
Sintomas da hérnia abdominal
A maioria dos casos de hérnias são assintomáticos. Entretanto, podem ser sintomáticas espontaneamente ou em casos em que há aumento de pressão abdominal, como em esforços físicos, tosse, força para evacuar, etc., causando dores na região da hérnia.
Apesar disso, os sintomas não são contínuos. Eles podem surgir e desaparecer espontaneamente.
Como é feita a cirurgia para correção da hérnia abdominal?
Hoje, o reparo das hérnias evoluiu bastante, e a cirurgia pode ser feita de duas formas. Uma delas é com anestesia raquidiana (um bloqueio dos nervos) combinada com uma incisão na virilha ou no abdome com a colocação de telas especiais, para fechar o defeito e reforçar os tecidos.
Outro método é a laparoscopia, feita com anestesia geral. Nessa técnica, são realizados pequenos furos no abdome utilizando câmeras e pinças especiais para fechar os defeitos das hérnias e colocar as telas especiais dentro do abdome.
A laparoscopia traz diversos benefícios, como o melhor aspecto estético, menor dor pós-operatória e recuperação mais rápida.
As cirurgias de hérnia costumam ser bem toleradas e têm baixo índice de complicações, principalmente quando realizadas com técnicas minimamente invasivas, como as que citamos anteriormente.
Como é a recuperação pós-operatória?
Após realizar a cirurgia de hérnia, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte, mas é importante não fazer esforços físicos nas primeiras semanas.
Nos primeiros dias, pode haver um edema localizado e dor ao redor da área operada que vai diminuindo com o passar do tempo, mas a intensidade da dor costuma ser leve.
Para evitar complicações e até mesmo recidiva da hérnia, é preciso ficar atento aos cuidados durante a recuperação. Ao sinal de qualquer problema relacionado, o ideal é consultar o médico.
No período de recuperação, é indicado ter uma dieta mais relaxante e o consumo abundante de água e líquidos para que o intestino funcione sem esforços. Indica-se também o repouso por cerca de 10 dias para a cirurgia laparoscópica e de 30 dias para a cirurgia aberta.
Na Clinmedi, contamos com um corpo médico completo e especializado na realização de cirurgia de hérnia abdominal. Agende uma consulta de revisão e certifique-se de que sua saúde está em dia!
Para acompanhar mais conteúdos como esse, nos siga no Instagram.