A endometriose é uma das principais doenças tratadas por ginecologistas. Para se ter uma ideia, aproximadamente 6 milhões de brasileiras são afetadas pelo problema. A Associação Brasileira de Endometriose afirma que 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva podem desenvolver a doença. Além disso, quem sofre com ela tem 30% de chance de ter infertilidade.
Como você pode ver, o problema é muito presente e pode trazer complicações terríveis. Portanto, é de extrema importância que abordemos o assunto. Assim, você poderá ficar atenta aos sintomas e buscar ajuda profissional o quanto antes.
Para saber exatamente o que é a endometriose, suas causas, sintomas e tratamento, continue a leitura abaixo!
Endometriose: o que é, sintomas e diagnóstico
O que é?
A endometriose é uma doença crônica caracterizada pela presença do endométrio (camada interna que reveste o útero) fora da cavidade uterina. Este tecido estimula a produção de fatores inflamatórios, tornando-se espesso e causando fibrose e aderência.
As causas exatas da doença ainda são desconhecidas, porém fatores genéticos e imunológicos estão relacionados.
Sintomas
A endometriose causa uma lista de sintomas, sendo eles:
- Dor pélvica crônica;
- Cólicas menstruais intensas;
- Dor nas relações sexuais;
- Alterações urinárias e intestinais;
- Prejuízo da qualidade de vida.
Diagnóstico
A primeira etapa do diagnóstico é baseada na história clínica da paciente, além de um exame físico realizado pelo ginecologista e exames complementares. O diagnóstico definitivo, por sua vez, é realizado por meio de videolaparoscopia.
Existe tratamento?
Antes de falarmos sobre tratamento, é necessário reforçar que não existe uma cura para a endometriose. O tratamento dependerá dos sintomas.
Pode-se usar medicamentos para o controle da dor, como analgésicos, anti-inflamatórios e hormônios para o bloqueio do ciclo menstrual.
Em muitos casos, a cirurgia se faz necessária. Ela é o método de tratamento escolhido para os casos mais severos.
A questão da infertilidade, por fim, muitas vezes precisará ser resolvida através da fertilização in vitro.
E você, já sabia dessas informações a respeito da doença? Lembre-se: caso esteja sentindo os sintomas que listamos, não hesite em procurar o atendimento de um ginecologista! Aqui na Clinmedi, nós temos toda uma equipe pronta para te receber.
Por fim, caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Clinmedi no Instagram!