A colonoscopia é um exame indolor que usa uma técnica semelhante à endoscopia. Sua função é investigar alterações ao longo do intestino grosso, no final do intestino delgado e no reto. Neste texto você vai descobrir quando é recomendado fazer colonoscopia. 

Mas antes, é importante você saber que a colonoscopia é um exame que pode salvar vidas. Isso porque pode identificar doenças indolores e invisíveis como o câncer colorretal na sua forma inicial, que é assintomático.

O câncer colorretal é um dos tipos mais comuns de câncer (é o segundo mais comum em mulheres e o terceiro nos homens). Tem grande potencial de cura se for diagnosticado na fase inicial.

A colonoscopia como forma preventiva (mesmo que não haja nenhum sintoma) é indicada para todos os homens e mulheres acima de 45 anos de idade. Caso tenha histórico de câncer de intestino na família, é recomendado aos 40 anos.

Vai fazer colonoscopia? Saiba como funciona o exame

Durante o exame, um tubo flexível com uma microcâmera na ponta é inserido no ânus do paciente e as imagens são transmitidas em um monitor. Na tela, o médico verifica se há anormalidades.

Fique tranquilo: durante todo o processo o paciente é sedado (a duração é de cerca de 30 minutos).

Dessa forma, o paciente não sente nenhuma dor para a realização da colonoscopia.

Principais doenças identificadas por meio da colonoscopia

Pólipos: são o crescimento anormal de tecido na membrana mucosa;

Retocolite Ulcerativa: doença intestinal inflamatória que causa a inflamação do intestino grosso e do reto;

Doença de Crohn: doença intestinal inflamatória que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Câncer colorretal: esse é um dos tipos mais comuns de câncer. Tem um grande potencial de cura se for diagnosticado na fase inicial.

Quando fazer colonoscopia?

A colonoscopia como forma preventiva (mesmo que não haja nenhum sintoma) é indicada para todos os homens e mulheres acima de 50 anos.

Outros casos em que o exame é indicado são:

  • Quando o sangue oculto nas fezes for positivo. Nesses casos, a realização da colonoscopia costuma ser o próximo passo;
  • Diarreia e/ou constipação frequentes sem causa aparente, sem que tenha ocorrido uma alteração na dieta ou uso de medicamentos;
  • Anemia sem causa aparente;
  • Dores abdominais crônicas;
  • Excesso de gases sem relação aparente com a dieta;
  • Se a pessoa já tiver identificado a Doença de Crohn ou câncer do cólon, a colonoscopia é importante para rastreamento das doenças; entre outras situações.

Como funciona a preparação para a colonoscopia

O preparo pode variar, mas em geral é recomendado que um dia antes da colonoscopia o paciente tenha uma alimentação leve ou líquida, com bebida, sopas e caldos coados.

Também é indicado o uso de laxativos. Isso porque o ideal é que o intestino esteja sem resíduos para que sejam obtidas imagens nítidas.

No dia do exame, a alimentação deve ser composta apenas por bebidas. Se as fezes forem líquidas e quase incolores, significa que o intestino está “limpo” para a realização do exame.

Cada profissional irá recomendar um procedimento pré-exame. Siga rigorosamente as indicações para um resultado correto.

Então, este artigo respondeu suas dúvidas relacionadas a quando fazer uma colonoscopia?

A Clinmedi é uma clínica localizada em Itajaí – Santa Catarina, que desde 1988 cuida das pessoas com dedicação, humanização no atendimento e qualidade nos serviços.

Contamos com um corpo clínico completo, inclusive com profissionais especializados na realização do exame de colonoscopia. Acesse nosso site e conheça nossos profissionais.
Envie-nos uma mensagem e agende sua consulta. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar outros conteúdos como este.

× Agende uma Consulta