Quando o mês de outubro chega, um assunto específico ganha enorme destaque no mundo da saúde: o Outubro Rosa. Esta, que é uma campanha mundial, tem como objetivo principal a conscientização a respeito da importância da prevenção contra o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer de colo do útero.

Neste texto, a Clinmedi fala um pouco mais sobre o Outubro Rosa, mostra alguns dados do câncer de mama no Brasil e, por fim, ressalta a importância da prevenção, mostrando por que é tão importante evitar o problema ao invés de combatê-lo. Continue a leitura e confira!

Conhecendo melhor o Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa tem, pelo menos, 30 anos. No ano de 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou a primeira Corrida pela Cura. Hoje, o evento acontece em vários países do mundo anualmente no mês de outubro. Na primeira edição, realizada em Nova Iorque, o famoso laço rosa foi dado aos participantes, criando o símbolo que podemos ver atualmente em todas as campanhas que demonstram apoio à causa.

Apesar disso, foi apenas no final da década que o movimento realmente começou a ganhar força para fora de Nova Iorque. Em 1997, outras duas cidades dos Estados Unidos também organizaram atividades promovendo o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Depois disso, o mês foi “oficializado” como um período de ações de conscientização.

No Brasil, foi 5 anos depois, em 2002, que tivemos a primeira grande ação do país. No dia 2 de outubro, o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. Nos últimos anos, todos os países do mundo passaram a promover eventos. Hoje, o Outubro Rosa é mais popular do que nunca.

Dados sobre o câncer de mama no Brasil

Se você se pergunta por que é tão importante termos campanhas de conscientização sobre a prevenção, basta olhar para os números. Atualmente, o câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres no Brasil. Estima-se que, a cada ano, mais de 60 mil novos casos são registrados. Além disso, o número anual de mortes beira os 18 mil.

Esses números sozinhos já mostram a gravidade do problema, e é fundamental que quem está no grupo de risco tenha cuidados em dobro. Além do autoexame das mamas, que é encorajado como forma de autoconhecimento e auxilia na detecção de problemas, mulheres acima dos 40 anos devem fazer mamografias anualmente.

Vale citar ainda que existem situações especiais no rastreamento, como histórico familiar de câncer de mama, que devem ser avaliadas e orientadas pelo especialista.

Por que é importante prevenir?

Entender a importância da prevenção é muito simples: é muito mais fácil evitar o câncer que combatê-lo. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm grandes chances de cura.

Por isso, se você fizer parte do grupo que citamos acima, redobre seus cuidados. Consulte um profissional anualmente, faça seus exames e esteja sempre muito bem cuidada. Aqui na Clinmedi, nós temos toda uma equipe de mastologistas, ginecologistas e obstetras — todos altamente qualificados e com um grande foco: promover e garantir a saúde da mulher.

Caso você ainda não tenha feito seus exames no último ano, entre em contato conosco e se cuide. Não se esqueça: a prevenção é sempre o melhor caminho.

Marque sua consulta!

A Clinmedi conta com uma equipe extremamente qualificada de médicos especializados em saúde da mulher, incluindo mastologistas, ginecologistas e obstetras. Entre em contato e marque sua consulta hoje mesmo!

Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, não deixe de acompanhar a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta