Você já ouviu falar em cirurgia robótica? Esse tipo de tecnologia pode ser considerado uma evolução da cirurgia laparoscópica. Trata-se da técnica mais moderna que existe em procedimentos minimamente invasivos.

Conduzida por cirurgiões extremamente qualificados, a cirurgia é realizada com o auxílio de um robô. 

Para saber mais sobre a cirurgia robótica e entender como ela funciona, continue acompanhando este artigo!

Cirurgia robótica e cirurgia laparoscópica: qual a diferença?

1. Cirurgia laparoscópica

Antes de tudo, é importante esclarecer o que é uma cirurgia. Basicamente, uma cirurgia é um procedimento médico que é realizado em um paciente quando há a necessidade de uma intervenção manual ou instrumental do médico no paciente.

Na tradicional cirurgia laparoscópica, também chamada “minimamente invasiva”, o cirurgião utiliza várias incisões de 0,5 cm a 1,0 cm para realizar o procedimento. Cada incisão é chamada de “portal”, e em cada portal um instrumento tubular conhecido como trocarte é inserido.

Durante o procedimento, instrumentos especializados são passados ​​através dos trocartes, e uma câmera especial chamada laparoscópio é utilizada para que o cirurgião “enxergue” o interior da cavidade abdominal à beira do leito. Além disso, esses instrumentos de haste reta se movem apenas nas direções para cima e para baixo.

2. Cirurgia robótica

A cirurgia robótica começa da mesma maneira: o cirurgião cria pequenas incisões. Porém, com essa tecnologia, uma plataforma robótica é que mantém os instrumentos. O cirurgião fica próximo a um console e manipula os instrumentos com controles manuais. Os instrumentos se movem em todas as direções, ao contrário da cirurgia laparoscópica.

Essas características dão ao cirurgião melhor acesso para operar, podendo realizar procedimentos mais complexos com melhor precisão. Além disso, o paciente sente bem menos dor pós-operatória, já que os braços robóticos causam menos trauma da musculatura abdominal.

Mas fique tranquilo: o robô não age de forma independente. O cirurgião controla cada movimento do console.

Outro ponto positivo é que o robô possui uma câmera com uma visualização tridimensional, permitindo que o cirurgião tenha uma visão completa.

Mas quais procedimentos podem ser realizados por meio da cirurgia robótica? Atualmente, é possível realizar diversos tipos de cirurgias, como histerectomias simples, procedimentos para câncer endometrial, cervical e ovariano, entre outros.

Unimed Litoral colocará em prática o robô cirúrgico Versius®️

Adquirido na Inglaterra, o robô cirúrgico Versius®️ será utilizado pela Unimed Litoral para a realização de procedimentos com uso de alta tecnologia, principalmente as especialidades de ginecologia, urologia, cirurgias do aparelho digestivo e proctologia. Ele deve entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2022.

O Versius®️ foi desenvolvido na Universidade de Cambridge e produzido pela CRM Surgical, ganhando mercado em diversos países.

O robô conta com tecnologia 3D, e o cirurgião deve utilizar um óculos especial que aumenta seu campo de visão.

No Brasil, existem apenas dois robôs idênticos: um em São Paulo e o outro em Balneário Camboriú, na Unimed Litoral.

A Clinmedi conta com médicos cirurgiões gerais envolvidos nessa nova conquista, que tem como objetivo oferecer ainda mais cuidado, qualidade e segurança para a população de Balneário Camboriú e região.


E aí, você já conhecia a cirurgia robótica? Gostou de saber mais sobre esse assunto? Se você tem interesse em receber conteúdos médicos de alta qualidade, siga a Clinmedi no Instagram!

× Agende uma Consulta