A candidíase genital é uma infecção muito comum nas mulheres causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans. Neste texto você vai saber mais sobre a candidíase genital, seus sintomas, causas e tratamentos. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas.
O fungo Candida albicans é um micro-organismo que vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, quando há situações de desequilíbrio, a população do fungo aumenta e pode causar sintomas desagradáveis.
Qual a causa da candidíase genital?
Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada. Pessoas com o sistema imune debilitado podem apresentar sintomas com mais frequência.
Algumas pessoas podem ainda sofrer com a candidíase na boca (o conhecido “sapinho”), que também pode atingir a garganta, as unhas, a pele e outros locais.
Fatores de risco
Existem alguns fatores de risco para o surgimento da candidíase, são eles:
- Relação sexual sem preservativo;
- Roupa íntima muito apertada e de material sintético;
- Ficar muito tempo com o maiô ou biquíni molhado;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Deficiência imunológica causada por doenças como câncer e aids;
- Tratamento com antibiótico.
Quais são os sintomas da candidíase genital?
Entre os principais sintomas da candidíase genital podemos destacar:
- Ardência e coceira na região vaginal;
- Corrimento com aparência esbranquiçada;
- Dor e vermelhidão nos genitais;
- Dor ao praticar relações sexuais.
No caso da candidíase em outras partes do corpo, ela pode causar sintomas diversos, como o surgimento de aftas e rachaduras no canto da boca, lesões na pele, machucados na axilas e na parte interna das coxas, entre outros.
Qual o tratamento indicado para a candidíase?
O tratamento para candidíase deve sempre ser realizado com a indicação de um médico especialista. Na maioria dos casos, o médico prescreve cremes de uso no local, além de antifúngicos em comprimido. Se o problema for muito acentuado, também pode ser associado ao tratamento um medicamento via oral à base de corticoide.
Prevenção
Sabemos que o melhor remédio é a prevenção. Por isso, é preciso ficar atento a alguns cuidados para afastar a ameaça da candidíase vaginal, que são:
- Lavar e secar bem a região íntima antes de dormir;
- Utilizar roupa pouco apertada e de algodão;
- Dar preferência para a ingestão de probióticos e lactobacillus, como iogurte;
- Dormir sem calcinha;
- Fazer a higiene íntima com sabonete neutro com pH entre 3,8 e 4,5, além de evitar produtos e sabonetes com químicos;
Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente também é importante. Lembrando que carboidratos, gordura e açúcar são a principal fonte de alimento do fungo.
Então, este artigo respondeu suas dúvidas referentes à candidíase genital? Lembrando que visitar o ginecologista regularmente é fundamental. E se for percebido algum dos sintomas acima, o indicado é consultar o profissional o mais rápido possível.
A Clinmedi conta com um corpo clínico especializado para ajudar você a se livrar do excesso do fungo Candida albicans. Acesse nosso site, confira mais informações sobre nossos profissionais e agende uma consulta. Siga-nos no Instagram e acompanhe também os conteúdos que compartilhamos na rede social.