O período fértil feminino ocorre no momento do ciclo menstrual em que uma mulher é mais fértil e tem maior probabilidade de engravidar. Preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Continue a leitura!
Geralmente, o período fértil começa cerca de 14 dias após o primeiro dia da última menstruação.
Durante o período fértil ocorre a ovulação, que é o nome dado ao momento do ciclo menstrual em que ocorre a liberação de um óvulo do ovário para a trompa de Falópio.
Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide, ele se implanta no revestimento do útero, resultando em gravidez.
Caso o óvulo não seja fertilizado, ele se regenera. Após 14 dias da ovulação, caso não ocorra a concepção, a menstruação acontece.
Como calcular o período fértil?
Como citado anteriormente, o período fértil dura cerca de 5 dias e acontece geralmente 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Porém, esse número vale para mulheres que tenham o ciclo menstrual de 28 dias, que é o mais comum. Caso seu ciclo menstrual seja mais curto ou mais longo, esse número pode mudar.
Existem várias maneiras de calcular o período fértil. Uma das mais comuns é a chamada “regra dos 5 dias”. Por exemplo, se o ciclo menstrual de uma mulher dura de 28 a 32 dias, o período fértil provavelmente ocorrerá entre o 10º e o 16º dia após o início da menstruação.
O cálculo do período fértil leva em consideração o fato de que a probabilidade de engravidar é maior nos cinco dias que antecedem a ovulação e no dia seguinte à sua ocorrência, uma vez que o óvulo possui uma vida útil de aproximadamente um dia.
No entanto, é importante lembrar que esses métodos não são 100% precisos e confiáveis para evitar a gravidez ou conceber. Para uma melhor compreensão do seu período fértil e fertilidade, é recomendável que você converse com seu médico ou ginecologista.
Sintomas do período fértil
Existem alguns sintomas que indicam o período fértil, porém eles podem variar, e algumas mulheres podem não sentir nada de diferente nesse momento do mês.
Porém, em geral, alguns sintomas que podem ser percebidos são:
- Sentir-se mais animada;
- Aumento da temperatura corporal;
- Sensação de peso nas mamas;
- Dor leve na região pélvica e no abdômen;
- Aumento do apetite;
- Aumento da libido;
Como evitar a gravidez no período fértil?
Existem várias maneiras de evitar a gravidez durante o período fértil. Algumas das opções mais comuns são:
- DIU: trata-se de um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero e funciona como método contraceptivo de longa duração. Existem versões hormonais e não hormonais do DIU;
- Preservativos: o uso de preservativo (masculino ou feminino) é uma forma eficaz de prevenir a gravidez e também de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis;
- Métodos contraceptivos hormonais: a pílula anticoncepcional, o adesivo anticoncepcional, o anel vaginal e a injeção anticoncepcional são exemplos de métodos que contêm hormônios que inibem a ovulação e impedem a fertilização do óvulo.
Leia também: Como é um parto humanizado?
Então, este artigo respondeu suas dúvidas relacionadas ao período fértil?
Na Clinmedi, você terá acesso a uma equipe completa de ginecologistas altamente qualificados, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliá-la na escolha do método contraceptivo mais adequado às suas necessidades. Além disso, nossos profissionais também podem ajudá-la a encontrar formas de conceber, caso esse seja o seu desejo.
Com atendimento personalizado e acolhedor, estamos comprometidos em proporcionar a você uma experiência segura e confortável em todas as etapas do seu tratamento.
Acesse nosso site e agende uma consulta. Nossa clínica está localizada em Itajaí, Santa Catarina.
Siga-nos no Instagram e acompanhe também os conteúdos que compartilhamos por lá!