O mioma uterino é um dos problemas ginecológicos mais observados em consultório — podendo afetar qualquer mulher durante a idade fértil. Mas você sabe exatamente o que é este problema? Sabe até que ponto deve se preocupar com ele? Como identificá-lo? Tratá-lo?

Essas são algumas das questões que a Clinmedi trata neste texto. Isso porque, por sabermos o quão comum este problema é, nós também temos a consciência de que é extremamente importante falar a respeito dele. Afinal, todas as mulheres já ouviram falar em mioma, mas poucas têm um conhecimento profundo do assunto.

Neste texto, você aprenderá tudo isso. Além de explicar o que é o mioma uterino e listar seus tipos, nós ainda falamos sobre sintomas, tratamento e desmistificamos a tão temida relação do problema com o câncer.

Continue a leitura e entenda!

Mioma uterino: o que é e tipos

Mioma é o nome que damos a um tipo de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero. Sua localização pode variar e figurar em qualquer parte do órgão; e seu tamanho também é variável. Enquanto alguns são microscópicos, outros podem chegar a ter centímetros. Além disso, eles também são divididos em três tipos.

A característica que diferencia os miomas entre seus tipos é a localização dentro do útero. Subseroso é quando o problema se desenvolve na parte externa, intramural é tipo que surge dentro das paredes do órgão e, por fim, submucoso é o tumor que aparece dentro da cavidade do útero, em sua parte interna.

Sintomas e tratamento

Mesmo sendo tão comuns, a boa notícia é que, na maioria dos casos, os miomas não provocam sintomas. No entanto, o contrário também pode acontecer, e eles podem sim ser bem incômodos. Este é o caso principalmente quando o mioma é grande ou quando há a presença de vários miomas no útero.

Entre os sintomas mais comuns, podemos citar cólicas, dores durante relações sexuais, sintomas de prisão de ventre, período menstrual mais longo e, nos piores casos, sangramentos e dificuldades para engravidar.

Por não provocar sintomas na maioria das vezes, nem sempre o tratamento do mioma uterino é necessário. Se ele não estiver incomodando de nenhuma forma, não há motivos para removê-lo. Por outro lado, quando o tratamento for recomendado, ele pode incluir o uso de anti-inflamatórios, remédios hormonais e, nos casos mais graves, cirurgia de remoção.

Mioma é sinal de câncer?

Quando falamos que o mioma uterino é um tipo de tumor, há quem fique com medo. Afinal, é impossível não relacionar o termo ao temido câncer. Consequentemente, não é incomum vermos pessoas que acham que os problemas estão relacionados. Felizmente, este não é o caso.

Miomas são tumores benignos, um tipo que não causa câncer. Como citamos, é preciso atenção somente quando eles causam incômodos. Afinal, não é nada confortável viver com os sintomas que listamos anteriormente, não acha?

E você, o que já sabia a respeito do mioma uterino? Tirou todas as suas dúvidas com este texto? Não se esqueça; caso tenha gostado do material e queira continuar recebendo textos como este, é só seguir a Clinmedi no Instagram!

Agendar uma consulta

Se você precisa de cuidados especiais, saiba que pode contar conosco.

× Agende uma Consulta