O fígado é um órgão tão poderoso e importante para a saúde, que deveria ser tratado com muito cuidado por todos. Porém, constantemente nos descuidamos desse importante órgão. As doenças no fígado são assunto sério e são muito comentadas quando relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância desse órgão e as principais doenças no fígado?

Relevância do fígado para nossa vida

O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano. Além de ser o segundo maior componente do nosso organismo, ele é o responsável limpar o sangue, reduzindo a incidência de substâncias nocivas e eliminando possíveis infecções.
Além disso, ele tem as seguintes funcionalidades: mensurar o percentual de açúcares, gorduras, vitaminas, minerais e proteínas no corpo, contribuir para boa gestão dos alimentos e regular a quantidade de hormônios no corpo. 

Principais doenças no fígado

Doenças genéticas e infecções podem ocorrer, aumentando a frequência de dores no fígado.
Como dissemos anteriormente, o exagero no consumo de álcool é um grande vilão, pois isso pode resultar em infecções, evoluindo para um quadro de hepatite crônica e, posteriormente, para uma cirrose hepática.
Outro problema recorrente é a cirrose hepática gordurosa, que é provocada principalmente pelo excesso de gordura no fígado, ocasionada pela obesidade e falta de atividades físicas. Caso não seja tratado, esse quadro pode evoluir para uma cirrose ou câncer no fígado.

Sintomas recorrentes das doenças no fígado

Agora que você sabe que o fígado é muito importante para sua vida.
Veja quais os principais sinais de que ele pode estar com problema:

  • cansaço;
  • perda do apetite;
  • dor abdominal;
  • peles e olhos amarelados;
  • coceira pelo corpo;
  • urina escura e;
  • fezes muito claras.

Quando o fígado não está funcionando bem, as anormalidades são, principalmente, detectadas através de exame de sangue conhecidos como hepatogramas.
Este exame mostrará possíveis alterações em determinadas substâncias, como bilirrubina elevada, albumina baixa e tempo prolongado de protrombina.
Já os casos de hepatite, podem ser vistos por meio de alterações em enzimas transaminases como a ALT ou AST, cujos níveis aparecem fora da normalidade.
O médico também pode optar pelo exame de toque para verificar se o paciente sente dores no fígado.
Se o órgão estiver macio e a pessoa sente dor, pode ser um caso de hepatite aguda. Porém, se ele estiver rígido, existe a possibilidade de ser câncer.
É importante reforçar que apenas um médico é capaz de fornecer diagnósticos de doenças, incluindo as do fígado. Portanto, se você sente algum desconforto, não se desespere, procure alguma clínica especializada.

 

Como cuidar e evitar doenças no fígado?

Com o objetivo de evitar que dores no fígado apareçam, uma das medidas é ingerir bebidas alcoólicas com moderação.
Também é importante evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica. No que diz respeito ao combate às infecções no órgão, a recomendação é manter uma alimentação equilibrada, atividades físicas constantes e evitar ganho de peso e obesidade.
E você? Tem cuidado do seu fígado da forma correta? Deixe aqui o seu comentário!

× Agende uma Consulta