Você sabe o que faz e quando consultar um proctologista? Esse profissional é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças ou alterações relacionadas à parte final do intestino, o que inclui o intestino grosso (cólon), ânus e reto.
Muitas pessoas só descobrem a existência de doenças nessa região quando se deparam com um problema, mas a visita regular a um especialista auxilia na prevenção de doenças mais graves.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre essa área médica, para você ficar bem informado e saber como se proteger. Confira a seguir.
Quando consultar um proctologista
Também conhecido como coloproctologista, esse profissional com formação médica estuda as doenças do intestino (cólon), do reto e do ânus. Para se formar nessa especialidade, o médico deve se especializar primeiramente em cirurgia geral e, depois, em proctologia. Dessa forma, ele poderá realizar consultas, exames e cirurgias.
As doenças mais comuns tratadas pelo proctologista são:
● Fissuras anais;
● Hemorroidas;
● Fístula anal;
● Prisão de ventre;
● Obstrução intestinal;
● Prolapso retal;
● Incontinência fecal;
● Doenças inflamatórias intestinais;
● Câncer do intestino grosso e reto;
● Diarreias crônicas;
● Tumores intestinais benignos / Pólipos;
● Retocolite ulcerativa;
● Cisto pilonidal (cisto sacro-coccígeo);
● Síndrome do intestino irritável; entre outras.
Além disso, o proctologista também é responsável por avaliar, detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) da região anal/retal, como herpes genital, HPV, gonorreia ou clamídia, entre outras.
Durante uma consulta com um proctologista, seguida de exames, é possível diagnosticar essas doenças, se for o caso. Por isso é fundamental procurar esse especialista na presença de sintomas como diarreia constante, sangue nas fezes, dor, inchaço ou presença de caroço no ânus, sagramento anal ou nas fezes, coceira, ardêcia ou presença de nódulo.
O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
O exame proctológico deve ser feito no próprio consultório. Ele é essencial pois permite analisar o ânus e identificar se existem hemorroidas externas, fissuras anais ou outras doenças proctológicas.
Também é fundamental visitar o proctologista uma vez por ano, mesmo quando não houver sintomas, para realizar exames preventivos anal e intestinal. Para prevenção do câncer de intestino, a idade de início da prevenção é 45 anos ou a partir de 40 anos, se houver histórico familiar de pessoas com câncer no intestino ou reto.
Quais exames são realizados ao consultar um proctologista
Os principais exames realizados ao consultar um proctologista são a anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, entre outros.
Durante a consulta, o proctologista também pode realizar o exame de toque retal para avaliar o ânus, os esfíncteres e a parte final do reto. Esse exame permite identificar a presença de nódulos, físsuras, alterações do canal anal.
O médico também pode solicitar a realização de exames de fezes, como parasitológico de fezes, coprocultura ou pesquisa de sangue oculto nas fezes, por exemplo.
Quais são os tratamentos existentes?
Os tratamentos para as doenças citadas anteriormente são desenvolvidos a partir da análise de cada caso e podem incluir tratamentos ou cirurgias. Hoje em dia, cada vez mais, os tratamentos cirúrgicos são minimamente invasivos, diminuindo de maneira significativa a dor e o desconforto do paciente no pós-operatório.
Para saber o tratamento adequado para o seu caso, o indicado é buscar um profissional de confiança, com experiência na área. A Clinmedi é uma clínica localizada em Itajaí/SC e conta com um corpo clínico referência na região e no país.
Nossos profissionais buscam de forma contínua o aperfeiçoamento clínico, científico e técnico, para atender sempre com máxima qualidade e profissionalismo o que o ser humano tem de mais importante na vida: a saúde.
Acesse nosso site, conheça nosso corpo clínico e agende já uma consulta. Siga-nos no Instagram e acompanhe outros conteúdos como este.