Você sabia que o sono está diretamente associado à digestão e vice-versa? Existem diversos fatores que podem influenciar o funcionamento dos órgãos digestivos e é sobre isso que vamos falar neste artigo! Continue a leitura e entenda a relação entre sono e digestão.

A relação entre o sono e o sistema digestório tornou-se um objeto de estudo de cientistas de todo o mundo. Dessa forma, foi possível chegar a algumas conclusões importantes, que podem guiar seus hábitos para ter um sono e uma digestão de qualidade no dia a dia.

A primeira questão é que a alteração do ciclo de sono interfere nos órgãos responsáveis pelo processo de digestão. Assim como as pessoas têm uma rotina diária para comer, trabalhar, fazer exercícios e dormir, o organismo também tem uma.

O nome dado a essa rotina  de variação nas funções biológicas de diversos seres vivos, que se repete regularmente em um período de 24 horas, é o ciclo circadiano. A partir dele, os processos fisiológicos são comandados para que o corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo para as atividades do dia a dia, sentir sono, etc.

A alteração do ciclo afeta os órgãos responsáveis pela digestão, pois diminui a absorção de substâncias e aumenta a produção de gases pela microbiota.

Quando dormimos, o sistema nervoso central tem velocidade de funcionamento reduzida, e ele está diretamente relacionado ao sistema digestivo. 

Durante o sono também é possível observar uma redução na produção de saliva, na frequência de deglutição (quando engolimos), e na atividade de alguns músculos do esôfago.

Sono e digestão: por que não dormir logo após comer?

Ao dormir logo após comer, o sistema digestivo trabalha mais lentamente, e isso torna a digestão e a absorção de nutrientes mais demoradas.

Além disso, dormir logo após comer pode causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago. Como o produto que chega ao esôfago apresenta ácidos que estavam no estômago, o excesso de refluxo pode causar uma lesão no esôfago. Por isso é preciso tomar cuidado!

Outra questão que deve ser destacada é que uma alimentação inadequada (com alimentos muito gordurosos e pesados) antes de dormir também está relacionada à apneia de sono. Trata-se de uma parada respiratória provocada pelo colabamento das paredes da faringe. 

O cochilo após o almoço

Mas e o cochilo após o almoço, pode? Ele é recomendado pois pode melhorar o seu rendimento no período da tarde, pois é comum sentir muito sono após o almoço. 

Porém, é preciso ter em mente que esse cochilo deve durar, no máximo, 30 minutos. Já que se o sono for muito extenso, pode causar refluxos e problemas para dormir à noite.

Um sono desregulado pode afetar a digestão?

Uma noite de sono desregulada causa diversos impactos à saúde de uma forma geral, inclusive para o intestino.

Ela afeta não somente as evacuações, mas também pode causar má-digestão, mau hálito, e ainda contribuir para a obesidade e para a síndrome metabólica. Inclusive, muitos estudos comprovam que a má qualidade de sono está relacionada ao desenvolvimento de doenças intestinais.

Devido à alteração do ciclo circadiano, o sono ruim pode alterar a produção de cortisol, hormônio responsável pela regulação do metabolismo, redução das inflamações, contribui para o sistema imune e tem relação direta com o estresse.

Por isso, jamais troque o dia pela noite! Esse hábito pode trazer diversos prejuízos para o corpo em geral, mas também para a digestão. As atividades noturnas prejudicam a conexão entre o cérebro e o intestino, pois alteram o relógio biológico.

Sono e digestão: dicas para ter mais qualidade de vida

  • Não ingira bebidas com cafeína após às 16 horas, pois isso pode interferir no seu sono, podendo causar até mesmo insônia.
  • Procure comer somente de duas a três horas antes de dormir.
  • Tire cochilos de no máximo 30 minutos durante o dia.
  • Tenha uma alimentação equilibrada, com muitas frutas, verduras e pobre em alimentos processados, com excesso de açúcar e gordura.
  • Durma, no mínimo, sete horas por noite.
  • Beba muita água ao longo de todo o dia.
  • Reduza os estímulos de luz antes de dormir. Evite mexer no celular antes de dormir e deixe o cômodo o mais escuro possível.
  • Jamais troque o dia pela noite.
  • Pratique atividades físicas diariamente.
  • Não passe o dia em ambientes escuros. O corpo precisa da luz solar nos horários corretos para o bom funcionamento do ciclo circadiano.

Então, gostou de saber mais sobre a relação entre sono e digestão? Não deixe de seguir as dicas acima para ter mais qualidade de vida e bem-estar!

Se você está tendo dificuldades para dormir ou problemas com a digestão, não deixe de consultar um profissional especialista. A Clinmedi conta com um corpo clínico de excelência. 

Estamos localizados em Itajaí, SC. Acesse nosso site e saiba mais sobre nosso trabalho. Siga-nos no Instagram e acompanhe outros conteúdos como este semanalmente.

× Agende uma Consulta